.'. .'. .'.

...Todo encontro É UM reencontro...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A Consciência e Purusha


Purusha e Prakriti são termos da doutrina védica trazidas ao estudo do Hermetismo de forma a evidenciar a correspondência que existe entre aquele sistema desenvolvido no oriente, enquanto o Hermetismo veio sendo desenvolvido com mais profundidade no ocidente. Contudo, Purusha corresponde exatamente ao que conhecemos no Hermetismo por Consciência e Prakriti corresponde à Fohat.

Quando pensamos em Transcendência estamos numa esfera de altíssima especulação, pois na Realidade, nada pode ser dito acerca da Transcendência, É o Inefável, Deixa Pra Lá. O que não impede a mente de buscar de alguma forma saciar sua sede de conhecer. A Consciência, no caso Purusha, É algo que está além da Creação, compõe Ela e Tudo Quanto Há, sendo o Registro Eterno de Todas as Infinitas Possibilidades Plasmadas. Contudo, passa a ser sentida e percebida a partir da Creação em sua Primeira Polarização em que se destaca a Consciência =Purusha e Fohat= Prakriti.


A Consciência ou Purusha está na Creação e também na Transcêndencia, digamos que a Consciência é a “parte do Poder Superior que se possibilita conhecer-perceber pela Mente, embora essa jamais possa dar conta de sua Totalidade, pois a plenitude da Consciência É o Próprio Transcendente.Ela É, Tudo Quanto Há. Ela È Infinita, nada está fora Dela. Prakriti É Fohat, ou seja, a Manifestação da Consciência se fazendo sentir enquanto CrEação a partir dos Elementos que constituem esse Plano. Purusha Reflete-Se em Prakriti, o Poder Superior Se Reflete na Creação

Nenhum comentário:

Postar um comentário