.'. .'. .'.

...Todo encontro É UM reencontro...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A Consciência e a ciência de...


Todos os seres são desdobramentos da Consciência que se Manifesta em aparentes níveis limitados, os quais abarcam parte da Totalidade que É e se relacionam com outros infinitos níveis análogos ou não. Todos os seres são relativos dentro do Universo Creado, logo não podem abarcar a Totalidade que É a Consciência, muito embora sejam manifestação Dela. Em maior ou menor grau, alguns seres têm alguma ciência de si e do outro. Mas tudo indica que o ser humano é a espécie mais propensa a filosofar sobre aquilo que percebe de si e do seu entorno.

Um problema constante, reside no fato de se atribuir o sentido de Consciência ao intelectualizar, ao racionalizar. Os seres relativos podem SENTIR relativamente a Consciência, pois são Ela, em aparente limitação manifesta. Contudo, seres de menor complexidade, uma minhoca, por exemplo, dificilmente dará conta de si e do outro de forma racionalizar sobre isso. O raciocínio analítico é um atributo do Intelecto, intrínseco ao ser humano e outras linhagens mais desenvolvidas. Em outras palavras, dentro do assunto, uma minhoca, ao que parece, não dirá para outra "tenho consciência, ou mesmo, tenho ciência de mim, de minha existência e percebo que a terra é meu habitat, assim como de outros seres diferentes de mim...". No entanto, mesmo a minhoca é uma manifestação localizada e específica da Consciência Cósmica.

Se formos desdobrar ainda mais o assunto, estaremos claramente em alta temática da Terceira Câmara. Sabemos que temos nesse Plano as Manifestações que são reflexos do Poder Superior. Aquelas que não vibram, como a Vida e o Amor. Temos as Manifestações de Fohat que corresponde a tudo aquilo que tem energia e se manifesta através de uma matéria. E as Manifestações da Consciência, que são as expressões transcendentes nas estruturas energéticas de Fohat. Em cada nível deste há os desdobramentos sétuplos, mesmo a Consciência se manifesta desdobrada a partir das estruturas que lhe são meios de expressão nesse Plano. Por exemplo, o Amor não se desdobra, mas é sentido a partir de um ser que é uma estrutura biológica, dotada de energia que se desdobra e se interconecta com muitos outros níveis de expressão da Consciência. Sabemos que Tudo existe em Ondas e que estas permeiam-se umas as outras em um espiral Ritmico Infinito. Se o Universo se Expande, certamente se Contrai, dessa forma, se a Mente está em Tudo e Tudo está na Mente, os seres devem se corresponder e em algum ponto, provavelmente quando a Mente alcançar a totalidade perceptiva de Si, tudo o mais naturalmente assim também o fará. Todos os paradoxos serão reconciliados: Libertação Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário