Priscila Dias
É comum dentro da nomenclatura dos estudos de Hermetismo o uso do termo busca-dor atribuído ao estudante sincero que se propõe a encontrar com a Verdade Cósmica Existencial e desvendar os ensinamentos ocultos por Eras e Eras guardados e passados a um círculo restrito de discípulos confiáveis e com capacidade para suportar o peso dessas revelações.
O busca-dor está, como bem denota o nome, em constante busca, porém, quando essa se dirige às verdades esotéricas, ocultas e premissas nas Leis Universais, a cada encontro parcial, aumenta sua dor diante dos véus que se descortinam em sua visão. Por algum tempo, o estudante caminhará com a dor que, como tudo, se apresenta por uma polaridade: se, por um lado, a busca da Verdade traz sofrimento, desmorona as bases previa-mente construídas e os conhecimentos alicerçados. Por outro lado, o faz sentir UM profundo prazer cósmico e deleitar-se com a Luz da Verdade e o movimento em torno de si que gera a partir de sua graduação perceptiva.
Quando o ser passa de busca-dor a Peregrino, compreende que as verdades maiores são aquelas que mais violentam a estrutura sobre a qual caminha, mas, ainda assim, sente-se chamado a continuar, comungando de UMa certeza interna provinda de longínquas Eras, diante das quais o busca-dor, em algum grau, percebe que está em UMa antiquíssima viagem de exploração e peregrinação. Contudo essa percepção não exprime outro caminho, mas UMa Senda Real, que o possibilitará chegar diante da PORTA. Após TODO o percurso, conquistará a CHAVE, que o conduzirá ao objetivo maior e final: a Unificação com o TODO.
De busca-dor a Peregrino, há UM caminho e esse percurso apresenta-se ilusoriamente complexo, difícil, sofrido, durante o qual é importante o acompanhamento de Instrutores sinceramente comprometidos e preparados a instruir. Ao atingir o grau de Peregrino, o ser continua sendo um busca-dor e o será, até o ponto em que transcender a ilusão de Universo. Mas mesmo antes de atingir a reintegração com o TODO, o ser mais cientificado, peregrinará um tanto mais sozinho, ainda que possa auxiliar os demais a carregar o peso das verdades herméticas. É assim que consolidará a cada experiência seus conhecimentos e dentro de seu saber ver, instruirá a si próprio, apropriando-se da CHAVE e direcionando-se à PORTA DA LIBERTAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário