.'. .'. .'.

...Todo encontro É UM reencontro...

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Reflexão Primeira Câmara - Claudio Macena

Resultado de imagem para caminho de deus
A respeito da Primeira Câmara
Percorrer a Primeira Câmara é um dos melhores estudos que já pude fazer na vida, assim sendo quero aqui discorrer sobre o que aprendi e entendo das vinte Palestras do Saudoso Mestre José Laércio do Egito.
Inicialmente, o raciocínio que temos desenvolvido nos conduz à admissão da existência teórica de dois mundos, sendo um deles imanente, ou seja, resultante da creação, e o outro transcendente, a-quele a partir do qual procedeu a creação.
Segundo as Doutrinas Tradicionais, houve o surgimento de uma Luz no início dos tempos, assim, no início deste universo manifestou-se uma Energia, uma Luz, à qual as doutrinas oriundas do pensamento védico chamam de Brahma; as Judaico-cristãs, de Deus Pai.
Neste sentido, que ocorreu na creação não foi um desdobramento do UM (Pai) gerar o DOIS (Khristos) e este gerar o TRÊS (Sophia), mas sim o UM e sua dupla polaridade.
As duas qualificações Satanás e Deus são apenas polarizações do UM manifesto. Como o Um está presente em tudo, conseqüentemente as duas polaridades igualmente estão presentes em tudo, em todos os seres, em todas as pessoas. Isso o Taoísmo expressa no seu símbolo – o Tei Gi – que mostra um circulo com duas metades, uma escura com um ponto claro, e uma clara com ponto escuro. Na luz há a treva e na treva há a Luz.
A descida implicou na atenuação de todas as qualidades inerentes. Vamos nos fixar em duas delas. O grau de pureza e o grau de sabedoria, que na linguagem gnóstica valentiniana são definidos respecti-vamente por “Khristos” e “Sophia”. Em outras palavras, a queda dos espíritos implicou num envolvimento, em outras palavras, as qualidades primordiais, intrínsecas, dos espíritos mantiveram-se no âmago do ser, mas foram “envolvidos” por “véus” que limitaram, que atenuaram, confinaram, e limitaram todas as qualidades iniciais.
Sabemos que as encarnações sucessivas têm duas fases bem distintas. Uma delas diz respeito ao desenvolvimento espiritual a outra à evolução espiritual. A conscientização do mundo é o que representa a Evolução Espiritual, enquanto abandono dos envolvimentos representa o Desenvolvimento Espiritual. O Desenvolvimento Espiritual diz da pureza, da purificação.
E assim conhecemos um pouco mais a respeito de Hermes Trismegisto e Thot, dos Princípios Herméticos, o Hermetismo vê Deus na manifestação das Leis da Natureza e, por isso, elas são consideradas sagradas. da Cabala descobrimos que o Hermetismo considera a Cabala como parte dos ensinamentos de Thoth, e assim chegamos a conclusão que Este mundo é na verdade aquilo que se pode chamar de “A Grande Maya”, e a única forma de sair é buscando conhecer e obedecer as leis universais, com o auxílio de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Irmão Claudio Macena::

Nenhum comentário:

Postar um comentário