.'. .'. .'.

...Todo encontro É UM reencontro...

sábado, 27 de dezembro de 2014

A Polarização do Querer no caminho do Peregrino


O QUERER CÓSMICO É Firme. Tão firme que sustenta a Existência.

A Firmeza na Sustentação difere da Firmeza da Manifestação. Embora a segunda esteja dentro da primeira, embora Tudo seja UM, a Manifestação do Querer se dá de forma descontinua, flexível, elástica, volúvel e relativa. Isso porque esse Plano é formulado sob essas leis e características. Ora, isso implica que o querer do ser humano, por correspondência analítica, se manifesta de forma semelhante. "O que está embaixo é como o que está no Alto", logo, o querer é instável e mutável, assim como a mente.

Tal constatação instaura uma problemática peculiar ao ser, principalmente, para aqueles que dialogam com o grau da Senda onde se sentem impelidos a realizarem o seu querer, valorizando-o acima de tudo e de todos. Isso porque, para que o impulso de ação de uma pessoa se firme em uma posição, configurando assim o o seu querer genuíno, é necessário que muita energia e focalização sejam dispendidas e concentradas naquele determinado ponto focal, que formulará a percepção do mundo pessoal. Contudo, há de se ter em vista que esse é o Plano da oscilação, aqui o movimento impõe-se, o pêndulo age incessantemente e quantidades infinitas de variáveis e relações, indubitávelmente moverá o querer, deslocando-o por outros pontos e até mesmo faixas vibratórias.

Essa questão aparentemente muito simples está no âmago do aprisionamento dos seres a ilusão da Existência. O Querer é o grande Responsável pela sustentação e manifestação da Mente Cósmica. O querer humano é o responsável por todas suas formulações mentais e racionais, propulsionando suas ações e realizações no mundo. É por está na gênese da Imanência que o Querer passa pelo crivo da Polaridade e pode ser percebido sob duas óticas bastante distintas, embora ligadas pela mesma essência. Assim, ao passo que aprisiona, está também na chave da Libertação desse Plano. É para Mente o eterno drama da Existência (Aprisionamento) e da Não-Existência (Libertação).

Essa análise nos tem servido para ponderar sobre os perigos do Querer, pois Ele, tenderá em dada fase da Senda do Peregrino a mostrar-se em sua polaridade libertadora, e na percepção humana, na relações socioculturais do mundo, tenderá a fazer com o que ser desvalorize todas as estruturas, quebre-as e reformule outros emaranhados perceptivos, que na maior parte das vezes representará a polaridade oposta Querer, o aprisionamento. Nesse caso, muitas vezes o ser aprisiona-se com força ao seu próprio ego, que destaca-se como aquele que deve ser atendido e valorizado.

O ego é maior dos amos do ser mental, quando por ele, o ser se permite dominar. A maior arma do ego sobre o ser é o poder implícito do querer.

É natural que todos passem por esse estágio do Caminho, mas muitos são os que chegam nessa etapa da Senda, Segunda Câmara Hermética e nela fazem longa morada, isso porque o ego ainda os envolvem com força e mascara um dos grandes vilões do Desenvolvimento que aflige, em maior o menor grau a todos os Peregrinos, o Medo. Nessa caso, o medo do desaparecimento, do não-existir.

É preciso não perder de vista que cada etapa tem sua DORes e Conquistas. A Conquista de mais Conhecimento e Lucidez advém das DORes instauradas em cada fase do caminho. Cada Câmara Hermética abre um novo leque perceptivo ao ser, desconstruindo crenças, reconstruindo convicções. Assim é que em Câmaras mais elevadas o ser vem percebendo essa problemática do Querer, vem ressignificando suas polaridades, diminuindo em si o emaranhado complexo que rodeiam a problemática, simplificando sua atuação em busca de sua essência intuitiva, cósmica e transcendental. Dessa forma vem recebendo as Chaves e elevando-se aos Portais Iniciáticos que transcendem decisivamente as baixas manifestações egoicas que dão a ilusória sensação de Libertação, quando na Realidade, são apenas etapas intermediárias entre o manter-se preso nos complexos emaranhados e o impulsionar-se em busca do Real Caminho para a Libertação do domínio do ego e consequentemente do Jugo da Mente.

A bem da Verdade muitas Câmaras e estágios ainda se apresentarão, pois o Caminho é longo, rítmico e polarizado, daí a importância das Chaves adequadas para que sejam abertas as Portas Iniciáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário