.'. .'. .'.

...Todo encontro É UM reencontro...

quinta-feira, 21 de março de 2013

O TODO e a Mente

Priscila Dias

O Universo é Mental. Há milênios os Hermetistas ensinam que o TODO em sua essência É incognoscível. Por ser infinito e ilimitado, não é possível atribuir-Lhe limites conceituais de qualquer espécie; É Absoluto, Eterno e Imutável. 

Com base nessa ideia fundamental acerca do TODO, observa-se que no Universo do qual fazemos parte como seres aparentemente destacados, tudo se mostra de forma oposta. Mostra-se como elementos condicionais, finitos e mutáveis. É a partir da compreensão da aparente finitude das coisas que o ser começa seus questionamentos filosóficos mais profundos na busca da Verdade e dos motivos da existência do mundo.

O Hermetismo afirma que o ser pode dar-se conta de que o Universo é Mental porque o TODO o manifesta de Si através de sua Mente, pela qual Ele pode crEar. Ou seja, Tudo quanto o ser pode racionalizar, até onde a percepção consegue alcançar, antes de transcender, está dentro da Mente.

Em um primeiro momento, os estudos se pautam apenas nos Princípios Universais, ou seja, nas Leis que regem esse Universo manifesto pela Mente, o qual é expresso pelo Primeiro Princípio, que, na verdade, representa o Enunciado Fundamental: O Universo é Mental. Esse é mais profundo dos Princípios, pois todos os outros estão dentro dele e é também o mais difícil de ser assimilado pelo neófito e até mesmo por muitos busca-dores mais adiantados na Senda. Quando o estudante começa a compreender, a sentir e a ampliar a percepção diante do Universo Mental, possivelmente está bem adiantado em seu grau de desenvolvimento. Aqueles que chegam a um maior domínio da atuação mental podem ser chamados de "Mestres", conseguindo não mais ser atingido pelas Leis, mas sim empregá-las em seu favor, auxiliando no círculo cósmico da Unificação e Transcendência dos seres. 

O estudante deve ter calma diante de uma natural ansiedade em querer "entender tudo de uma vez". O caminho é longo e contínuo, sendo mais bem empreendido quando, com perseverança, prudência e paciência, não desanima diante dos conteúdos que ainda lhe parecem "velados". Assim, seguir em frente é uma das mais eficazes estratégias para chegar aos objetivos maiores, pois o mais provável é que, na sequência dos estudos, o ser aumente sua cosmolucidez, posicionando-se com maior clareza e domínio diante das circunstâncias e desafios que ainda se apresentam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário