.'. .'. .'.

...Todo encontro É UM reencontro...

domingo, 14 de abril de 2013

A autopercepção na busca da Libertação.


O passado e o futuro não existem como momentos separados no Infinito, pois, na perspectiva do TODO, tudo É UM Eterno Agora. A este respeito, Leis Universais estão manifestas de forma a propulsionar o busca-dor por UM caminho que o conduza a uma crescente ampliação perceptiva, libertando-o gradualmente das limitações do seu universo mental.

Inevitavelmente, cedo ou tarde, o ser é colocado diante de si e dos porquês da existência, percebendo que, por mais que não tenha ciência, desde o início da sua caminhada no atual universo, percorre UMa senda espiritual. É no percurso do seu desenvolvimento cosmoperceptivo que o ser atualiza sua existência em realizações dentro do infinito mar de possibilidades da Vida.

Por UMa analogia, assim como cada gota d'água do mar é, em essência una com o oceano, o ser também aparente-mente se destaca na existência em frações limitadas, nUMa Totalidade Cósmica Indiferenciada, nUM eterno ciclo ser como ilusão e não-ser como Único Ser, gerando um movimento de autopercepção e de reconhecimento profundo da unidade subjacente a tudo quanto há. 

Tal analogia pode apontar para UMa compreensão mais abrangente. Vejamos: o ser, como uma "gota destacada de uma nuvem", age "individualmente" em diversos planos, atuando sob determinadas condições vibratórias, correlatas com o mundo em que se encontra. Quando decide se lançar em direção a outras vivências dimensionais, movido por UM Poder Superior, mergulha em UM movimento contínuo de diferentes percepções e sensações vibratórias.

Da mesma forma que a gota se une a outras e passa por diversas camadas de ar sob constante mudança de temperatura, pressão e densidade, o ser, depois do seu reencontro com a Sua Essência, sente a presença cósmica da Unicidade. A gota está sempre unida a UMa só manifestação, a água, assim como o ser é indissociado do TODO, mas ilusoriamente se destaca dentro da Imanência, evocando um ciclo cósmico de manifestação, atualizando diferentes universos dentro de UMa mesma Realidade. Nesse percurso, o ser percorre TODO UM caminho de autotransformação no sentido de aproximar-se cada vez mais da Libertação do jugo da ilusão mental. Ou[se] seja, c[om]o cada ser, em essência, vem do UM, a percepção de si é a focalização mental diante das possibilidades infinitas da Unicidade Cósmica.

No momento em que a autopercepção do ser o coloca diante da Busca por trilhar a senda espiritual, dar-se conta de que na Verdade percorre esse caminho desde o início de sua jornada para o au[l]to-conhecimento. A partir de então, tenderá a ampliar o entendimento do funcionamento das Leis que regulam a “Roda cíclica das manifestações", de maneira que, em consonância com a sua busca, vislumbrará que existem os porquês do existir, os quais podem ser transcendidos a um estágio muito além da compreensão racional, chegando a sentir, de algum modo, a inefabilidade da Realidade Única.

Na iminência da Libertação da Imanência, uma fundamental questão para o ser é a importância existencial do "dar-se conta de si", cujo entendimento lhe traz sucessiva clareza nas constatações das Leis e dos porquês no Universo. A partir da lucidez diante do sentido da sua busca, poderá acessar questões mais profundas, complexas, até mesmo duras e violentas, pelo menos aos olhos da zona de conforto mediana dos seres.

Quando essa lucidez chega a cada ser, promove a abertura de um elevado portal de entendimento, aproximando-o cada vez mais da Libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário