.'. .'. .'.

...Todo encontro É UM reencontro...

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Símbolos .'. .'. .'.

Os símbolos podem ser vistos de muitas maneiras, a partir de diferentes perspectivas. No geral, em sentido mais profundo e esotérico, os símbolos são chaves que transportam a percepção do ser de uma faixa para outra. Por exemplo, perceptivamente diante de uma lemniscata, uma pessoa que não conhece os números, digamos, alguém que jamais estudou ou teve contato com os símbolos numéricos, não poderia dizer tratar-se do número oito, deitado, inclinado ou em pé, pois não teria referências associativas. Por outro lado, alguém que conheça os números, mas não tenha nenhum conhecimento do termo lemniscata, do conceito ou mesmo da ideia de infinito, no máximo diria tratar-se de um oito em determinada posição. Por sua vez, uma pessoa com maiores conhecimentos, diante do símbolo evocaria mentalmente as ideias filosóficas ou mesmo físicas de infinito, eterno etc. Assim, esse símbolo pode estar diante de diferentes graus de conhecimentos, mas aqueles que estão mais cientificados, mais preparados poderão mais facilmente entender a chave que está sendo posta em suas mãos conforme o símbolo se desvela. 

Isso tudo é relativo e paradoxal, pois mesmo aquele ser não alfabetizado pode, a partir de um processo meditativo-contemplativo, ou ainda, analítico-associativo, adentrar nos portais do conhecimento que o símbolo encerra em si mesmo. O que demonstra que, embora o intelecto seja muito importante, não é a unica via de acesso ao conhecimento e às chaves.

Uma analogia disso pode ser tirada a partir das Câmaras Herméticas, nem sempre um buscador da Primeira Câmara está correspondentemente na Primeira Câmara do Desenvolvimento espiritual, ele pode ainda nem ter chegado nessa Câmara, ou pode ainda já está na décima, décima-primeira e assim por diante. Da mesma forma, uma pessoa com adiantado conhecimento cientifico, filosófico etc, diante de um símbolo pode não acionar nada, até mesmo sequer enxergá-lo. Enquanto um ser mais limitado de intelectualmente pode através do mesmo símbolo abrir diversas portas de transformação espiritual, passando inclusive por profundas iniciações.

Em relação aos símbolos sagrados da Ordem Hermética, recebê-los é um merecimento individual e intransferível, denotando a ligação da pessoa com a Egregora. Pode acontecer rápido, levar muitos anos e as vezes em toda uma encarnação não ser recebido. Quando acontece rapidamente é sinal de que em encarnações anteriores ele já foi recebido. Recomenda-se o não esforço em encontrá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário