.'. .'. .'.

...Todo encontro É UM reencontro...

quarta-feira, 12 de março de 2014

Thoth: Foco da Sabedoria Arcana

       

     
          Thoth É UM dos grandes focos de luz da Sabedoria Arcana pela qual o busca-dor sincero poderá se orientar. Esse ser divino apareceu, ao que tudo indica, pela primeira vez, numa das extintas civilizações da Terra, a Lemúria, sendo que seu grande destaque, para os estudos da linha da VOH, ocorre nos períodos da Atlântida Platônica e parte do antigo Egito. No continente atlante, Thoth, conhecido por Chiquitet Arelich Vomalites, se destacava como um sumo sarcedote na Escola de Naacal, destinada a estudos filosóficos e científicos e foi um dos que preveram o cataclisma daquele continente, o qual aconteceu há cerca de 12 mil anos. Assim, junto de um restrito grupo de sacerdotes partiu para a região do atual Egito e lá fundou uma colônia, onde continuou a trazer os elevados conhecimentos acerca do ser e do universo. 
Thot, após o período em que contribuiu para a fundação da colônia,  como sumo sarcedote atlante e venerável escriba, considerado o escriba dos deuses pela sua notável sabedoria, continuou a ensinar e a orientar seus discípulos. Em função dos seus altos conhecimentos, durante todo o antigo Egito sua figura foi associada à criação de diversas areas do saber, por exemplo, as atuais ciências conhecidas como agricultura, astronomia e química. A ele atribuem-se também a invenção da escrita, incluindo os hieróglifos egípcios. Por tudo isso, Thot era considerado como a língua e a fala do Deus RA e adquirou  a conotação de Ser Divino, a partir do Reconhecimento que seus discípulos lhe atribuiam devido aos altos e cósmicos ensinamentos trazidos por Ele e vem sendo reconhecido como o maior dentre os sábios. 
  Quando os gregos tiveram contato com a antiga civilização egípicia, perceberam a recorrente presença de uma imagem simbolizando o pássaro Íbis, que era comum nas cercanias do rio Nilo, o qual representava o deus da sabedoria do panteão egípicio: Thoth. Imediatemente, os gregos associaram esse deus a um dos seus mais significativos deuses do Olimpo: Hermes, o deus da velocidade, da astúcia, do conhecimento, entre outros atributos. Logo, Thoth e Hermes são seres distintos. O primeiro, como um ser humano e semi divino, viveu na Lemúria, na Atlântida e no antigo Egito; o segundo, porém, jamais existiu como um ser humano encarnado, mas apenas miticamente. Para diferenciar UM do outro, visto que Thoth foi Mestre nas três grande civilizações referidas, além de ter sido precursor dos pilares humanos do conhecimento, artes, ciências e religião, a ele se atribui o título Trismegisto, ou seja, o Três Vezes Grande. Sendo que por influência dos gragos, no ocidente ficou então conhecido como Hermes Trismegisto, a partir disso se instaura o termo Hermetismo.
Ao longo dos tempos, esse Ser vem emergindo de ciclo em ciclo, acompanhando o desenvolvimento da humanidade, formulando e consolidando em níveis supra físicos UMa ciÊncia Arcana  que eleva a abrangência do sumo sarcedote Thot , do escriba divinoThoth, a Egrégora que atua através da Ordem Hermética inspirando seus diversos ramos. Tot É o grande emissário divino designado a acompanhar e promover gradualmente a ampliação perceptiva da linhagem de Sophia: os seres humanos.

Priscila Dias é formada em Letras. Professora Waldorf e Instrutura de Hermetismo.

Um comentário:

  1. Olá,parabéns pelo texto.
    Muito gostaria de receber materiais de estudo para quem deseja ter os primeiros contatos com o Hermetismo. Grato
    Carlos Alencastro Cavalcanti

    ResponderExcluir